É segunda-feira, e você faz uma reflexão do culto de domingo e lembra que quase ninguém cantou junto com você durante o louvor.
É tão fácil culpar a congregação – afinal de contas, as músicas que você escolheu eram os melhores refrãos de louvor, e você até melhorou alguns hinos, mas a congregação não canta.
Eles apenas ficaram parados olhando para você, mudos e aparentemente desinteressados.
Claro que foi culpa da congregação: eles são espiritualmente imaturos e não são sofisticados musicalmente … ou são?
O problema geralmente não é a congregação, é você!
É hora de abordar um problema que parece ser cada vez mais predominante nas igrejas: as pessoas não conseguem cantar as músicas porque elas estão em um tom fora do alcance da congregação.
As músicas são originalmente gravadas num tom próprio para promover o vocalista principal na gravação.
Quando ouvimos a canção original, tudo soa tão legal com todas aquelas notas altas e arranjos que o cantor colocou na performance do CD, e é nosso desejo que a música capture a mesma energia e excitação da gravação.
Então acontece o desastre de muitos: ignorar o tom que atenda as zonas de canto confortável para nós e a congregação.
Tessitura vocal
Abaixo está um gráfico que ilustra intervalos de canto convencionais, em todo o espectro, para a maioria das pessoas.
Chamamos esses conjuntos de intervalos de TESSITURA.
Tessitura vocal seria, numa linguagem simples, o nome que utilizamos para medir a quantidade de intervalos (notas musicais) que um voz consegue executar
Cada voz mantém um determinado nível de tessitura. Alguns têm vozes baixas e outros médios ou altos.
Geralmente em coros, rotulamos os cantores de soprano, contralto, tenor ou baixo, a fim de encontrar uma parte para cantar, mas quando cantamos a melodia juntos em um ambiente congregacional, devemos encontrar o alcance médio em que a maioria das pessoas pode cantar.
Esse alcance é consideravelmente limitado, mas devemos considerar o alcance congregacional como nossa prioridade ao escolher músicas para um culto e evitar que a congregação não cante.
Determinar antecipadamente o alcance vocal correto ajuda nosso povo a se envolver em adoração. O público é o vocalista!
Você notará no primeiro diagrama, o tenor e soprano (apesar da diferença de oitavas) mantêm-se alcance das notas confortáveis dentro da faixa de canto congregacional.
É por isso que, quando os contraltos e barítonos escolhem o tom de música para um culto confortáveis para suas vozes, geralmente é muito alto ou muito baixo para a congregação comum.
O que fazer?
Não repreenda a sua congregação por não cantar com você, líder de louvor. Muito provavelmente eles estão em silêncio porque você não fez sua lição de casa para encontrar o tom correto da música.
Você descobrirá que às vezes as músicas terão um verso baixo e um refrão alto e vice-versa, mas isso não será problema.
O problema maior é quando a maior parte da canção está num tom desconfortável para a maioria.
Eu já tive que adaptar muitas canções para a congregação e outras tive que retirar do meu repertório.
Certo dia cantei uma canção onde o verso era muito baixo na melodia, mas quando eu cantei o refrão, tudo bem. Então deixei que um contralto fizesse a primeira parte e no refrão todos cantamos juntos. Não tenho certeza se farei a música novamente, mesmo que seja por um grande artista e um grande sucesso de rádio!
O princípio da tessitura vocal congregacional também é uma ferramenta útil para escrever músicas.
Não vá abaixo do Bb no diagrama, ou acima de um D na melodia.
Se a música é escrita para cantar no grupo da congregação, as chances são de que as pessoas se apressem em se juntar a você.
Com certeza existem muitos outros fatores a considerar em relação ao sucesso de uma música, mas queremos deixar apenas essa consideração nesse post!
Lembre-se: Você é um levita (servo) e não um estrela de show. O importante é realmente ser um servo de nossa congregação e não usar o púlpito para ter a oportunidade de mostrar nossas habilidades vocais .
Posts que podem te ajudar
Postura do cantor
A má postura afeta no cantar e pode levar a problemas na coluna, dores nos pés e até insônia. Também afeta nosso relacionamento com pessoas bem sucedidas no mundo. Por…
Dicção: Resultado de uma boa articulação
Muitas pessoas têm dificuldade de articular alguns fonemas, o que, muitas vezes, prejudica a qualidade e o entendimento de sua fala. Esse problema pode ser resolvido através da conscientização da…
Expressão e Interpretação
A expressão é de fundamental importância no canto, pois ela não só ajuda na comunicação como também na afinação (elementos importante na interpretação). Ela pode ser aprendida através de exercícios…
Conheça sua voz – Parte 1
Sua voz deve ser desenvolvida através da prática por isso conheça sua voz. Cantar bem não é por acaso e requer muito trabalho. Envolve o cometer erros e o remover…